Fórum Sindical debate demandas e parcerias com secretária de Saúde de Brusque
O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região (Fórum Sindical) recebeu, em sua primeira reunião de 2024, a visita da secretária de Saúde de Brusque, Thayse Rosa. O objetivo do encontro foi relatar as demandas dos sindicatos relacionadas à área da saúde e ainda estabelecer novas parcerias com o poder público, a fim de melhor atender os trabalhadores e trabalhadoras no município.
Na oportunidade, a secretária apresentou um panorama geral da Secretaria de Saúde, com foco nas principais frentes de trabalho da pasta, entre elas o plano de ampliação da Atenção Básica. Segundo Thayse, uma das ações foi a implementação do horário estendido de atendimento em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a partir desta semana. Desta forma, as UBS dos bairros Águas Claras, Paquetá, Rio Branco, Maluche, Azambuja, Santa Rita, Steffen, São Luiz e Nova Brasília passaram a atender das 7h às 19h. Para atender a demanda, foram ampliadas também as equipes de Saúde da Família de 34 para 50.
Já no mês de março, as unidades dos bairros Cedrinho, Dom Joaquim, São João, Rua Nova Trento, Guarani, Batêas, São Pedro, Limeira, Santa Terezinha, Planalto e a unidade Central também passarão a atender nesse novo formato.
“Com o horário de atendimento ampliado, percebemos que poderemos atender ainda mais a população e, consequentemente, os trabalhadores. Temos um projeto futuro de estender o horário, em algumas regiões, para até as 22 horas”, comentou a secretária.
A ampliação dos atendimentos foi realizada no município graças à contratação de mais profissionais na área da saúde, e também à organização e planejamento da pasta, que recebeu apoio técnico do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.
Atendimentos nos sindicatos
Os dirigentes sindicais expuseram suas considerações a respeito dos atendimentos na área de saúde no município. O coordenador do Fórum Sindical e presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, ressaltou o importante trabalho que os sindicatos realizam no município, que são os atendimentos na área da saúde médica e odontológica aos trabalhadores associados e seus dependentes.
Conforme levantamento junto aos sindicatos integrantes do Fórum Sindical, mais de 300 mil atendimentos na área da saúde foram realizados pelas entidades sindicais no ano de 2023, desde consultas eletivas nas mais diversas especialidades até exames, tratamentos fisioterapêuticos, quimioterápicos, consultas e tratamentos odontológicos, entre outros. Este montante de atendimentos deixou de ir para a rede pública municipal, sendo absorvidos pelos sindicatos.
“É uma grande contribuição que o movimento sindical dá ao município de Brusque, quando absorve este grande número de atendimentos na área da saúde. Nosso objetivo é fomentar parcerias, para que os trabalhadores e trabalhadoras sejam melhor atendidos em sua necessidade de saúde, afinal, eles são a comunidade”, frisou o coordenador.
A secretária Thayse reconheceu o importante trabalho realizado pelos sindicatos no município e colocou a pasta à disposição do Fórum Sindical para a formação de parcerias. Ela mencionou que serão realizados estudos com o município de Rio do Sul, que já possui uma parceria com entidades sindicais na área da saúde, a fim de trazer o modelo de sucesso para Brusque.
Dentre as questões levantadas pelos dirigentes sindicais, destacam-se: a possibilidade de estabelecer parcerias com o poder público para a realização de exames encaminhados pelos médicos dos sindicatos; a proposição de eliminar a necessidade de uma nova consulta com especialista na UBS, considerando que o trabalhador já obteve atendimento especializado no próprio sindicato; a sugestão de aceitar a receita emitida pelo médico do sindicato para a realização do exame, evitando assim uma consulta adicional e uma nova espera na fila da rede pública; a proposta de firmar um novo convênio com os sindicatos para estabelecer cotas de exames; e a melhoria nos atendimentos na área de odontologia da rede pública, até então muito deficitários.
A secretária Thayse demonstrou-se solícita a todas as demandas, ressaltando que as mesmas serão analisadas pela pasta e também pelo setor jurídico, para estudos de viabilidade de contrato, no que diz respeito a cotas de exames encaminhados via sindicatos, por exemplo. Quanto aos atendimentos odontológicos na rede pública, ela reconheceu a deficiência existente e anunciou que seis, das nove UBS que iniciaram os horários de atendimento estendido neste mês, passaram a ter uma ampliação nas equipes de saúde bucal. Após todos os questionamentos dos líderes sindicais e dúvidas da própria secretária, um novo encontro foi previamente agendado para o mês de março, a fim de o Fórum Sindical e a Secretaria de Saúde avançarem na formação de parcerias.
“É de extrema importância cada vez que o Poder Público, representado pela sua Secretaria e seus representantes, comparece para ouvir as reivindicações do movimento sindical, que refletem as demandas dos trabalhadores. Reconhecemos que o Fórum Sindical possui uma representatividade significativa não apenas em Brusque, mas em toda a região, sendo um polo de movimento sindical que, devido ao associativismo dos trabalhadores, proporciona diversos benefícios, especialmente na área da saúde. Por isso que a visita da secretária Thayse foi altamente produtiva; pois ela ouviu nossas demandas e se comprometeu a nos atender dentro do possível, analisando cada uma das nossas reivindicações. O fato de o poder público nos ouvir traz uma sensação de tranquilidade para continuarmos nosso trabalho”, enfatizou Otaviano. “O objetivo de todos, da secretária, do Fórum Sindical, é unir forças em prol do trabalhador e de toda a comunidade”, complementou.